Newsletter subscribe

Cultura, Educação, Vídeos

A História da Matemática – Episódio 3: As Fronteiras do Espaço

Posted: 14 às 10:50   /   by   /   comments (4)

 

História da Matemática é apresentada pelo professor Marcus du Sautoy da Universidade de Oxford, que passando por países como o Egito, a China, a Índia, a Rússia, além do Oriente Médio, a Europa e os Estados Unidos, nos permite viajar no mundo da matemática.

Os episódios oferecem explicações claras e acessíveis de ideias matemáticas importantes, mas também nos contam histórias cativantes, pormenores biográficos fascinantes e episódios centrais nas vidas dos maiores matemáticos.

Interessante, esclarecedora e divertida, esta série oferece aos espectadores pontos de vista novos e extraordinários relativamente à importância da Matemática, estabelecendo esta disciplina como um dos maiores feitos culturais da Humanidade.

História da Matemática (The Story of Maths) foi escolhido como Melhor Documentário produzido, no ano de 2009, pela BBC.

No episódio III, As Fronteiras do Espaço, vemos que no século XVII, a Europa transformou-se no centro matemático do mundo. Tinham sido dados grandes passos na compreensão da geometria dos objetos fixos no espaço e no tempo. Chegava ao ponto de procurar desvendar a matemática que descreve os objetos em movimento.
Marcus du Sautoy irá visitar a França de René Descartes um grande matemático que conseguiu juntar a Geometria e a Álgebra. Analisará as propriedades dos números primos que foram descobertas por Fermat e que hoje usamos na nossa tecnologia moderna.
Segue-se a matemática de Newton e Leibniz onde será contada a história de antagonismo existente entre dois dos maiores cérebros matemáticos da História. Por fim, analisaremos as implicações nas nossas vidas das descobertas matemáticas de mais três gigantes da Matemática: Gauss, Euler e Riemann.

Assista o documentário completo:

Episódio I - A Linguagem do Universo

Episódio II - O Gênio do Oriente

Episódio III - As Fronteiras do Espaço

Episódio IV - Ao Infinito e Além

Comentários

comentários

Comments (4)

write a comment

Comment
Name E-mail Website