Newsletter subscribe

Cultura, Estudo, Vestibular

Boa alimentação favorece memória de candidato no vestibular

Posted: 4 às 2:22   /   by   /   comments (0)

Nesta época do ano milhares de estudantes estão na reta final para a realização da prova do vestibular. É nesse momento que se deve ficar atento na escolha dos alimentos que serão ingeridos. De acordo com Bruna Iasi, nutricionista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, uma alimentação equilibrada pode aumentar a memória, melhorar a capacidade cardiorrespiratória, a oxigenação cerebral e a circulação sanguínea no cérebro ajudando o candidato a utilizar todo conhecimentos adquirido durante o ano.

Quem se prepara para a maratona de provas deve dar atenção especial à alimentação na véspera e no dia do exame. “Alimentos pesados devem ser evitados até 48 horas antes da prova. Isso porque eles demoram a ser digeridos e assimilados pelo fígado e as toxinas precisam deste prazo para serem liberadas. Além disso, os alimentos muito gordurosos tem uma digestão mais lenta e por isso, necessitam de maior fluxo sanguíneo para o estômago podendo levar a sonolência. Entra nessa lista a famosa feijoada, batata-frita, bife à milanesa entre outros”, explica a nutricionista.

O consumo de alimentos de procedência e qualidade duvidosa pode levar a uma infecção intestinal deixando o vestibulando impossibilitado de realizar a prova em virtude do mal estar, vômito e diarréia.

O Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, localizado em São Paulo, é um dos maiores do País, conta com cerca de 780 médicos e atua em 44 especialidades. Realiza anualmente cerca de 10 mil cirurgias, 12 mil internações, 200 mil consultas ambulatoriais e 110 mil atendimentos de Pronto-Socorro.

Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, zona sul de São Paulo
www.hpev.com.br

Abaixo a nutricionista indica o que se deve comer e quando comer para obter o resultado esperado.

Na véspera da prova:

* Consumir ao menos uma porção de carboidratos (pão, macarrão, arroz), proteínas (carne, queijo, leite) e fibras (frutas, verduras, aveia).

* Beber muita água para manter uma boa hidratação que auxilie em todo funcionamento do organismo.

* Fazer cinco refeições: café da manhã, colação, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia.

* Comer várias vezes ao dia em pequenas quantidades. Os lanches podem ser frutas, barra de cereal, lanche natural.

No dia da prova:

Se a prova for durante a manhã:

* Café da manhã: 2 fatias de pão integral com margarina e peito de peru light. 1 xícara de leite com café ou chocolate. 1 fruta.

Se a prova for durante a tarde:

* Almoço: arroz integral (3 colheres), lentilha (2 colheres), 1 unidade de frango grelhado, salada de alface e tomate, doce de fruta, 1 copo de suco de frutas natural.

Alimentos que favorecem a memória e auxilia nas funções cerebrais:

* Morango: A fisetina, uma substância que existe naturalmente em morangos e outros vegetais e frutas, estimula mecanismos do cérebro que melhoram a memória de longo prazo, induzem a diferenciação, ou amadurecimento, de células do sistema nervoso. O processo de maturação desencadeado pela fisetina também é importante na formação da memória, um processo chamado de "potencialização de longo prazo", ou PLP. A PLP permite que memórias sejam armazenadas no cérebro, ao estabelecer conexões mais fortes entre os neurônios.

* Peixes de águas frias e profundas, óleo de linhaça (ricos em ômega 3): Mais de 20% do cérebro é constituído de substâncias gordurosas que desempenham importantes funções. Por isso, a saúde do nosso cérebro depende da quantidade de gordura que ingerimos, e, principalmente, do tipo de gordura que consumimos. Ou seja, a performance mental exige um tipo específico de gordura: o Ômega 3.

* Ervilhas, pão integral, batata (ricos em tiamina): A tiamina é necessária para que a glicose presente no sangue produza acetilcolina, que transmite as mensagens entre os neurônios, sendo assim crucial para a memória e concentração.

fonte

Comentários

comentários

Comments (0)

write a comment

Comment
Name E-mail Website