Newsletter subscribe

Cultura, Educação, Progressões, Vídeos

O número de ouro

Posted: 22 às 16:13   /   by   /   comments (2)

A proporção áurea ou número de ouro ou número áureo ou ainda proporção dourada é uma constante real algébrica irracionaldenotada pela letra grega varphi (phi) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. É um número que há muito tempo é empregado na arte. Também é chamada de: seção áurea,razão áurea, razão de ouro, divina proporção, proporção em extrema razão, divisão de extrema razão.

É frequente a sua utilização em pinturas renascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi π), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção em conchas (o nautilus, por exemplo), seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), até na relação dos machos e fêmeas de qualquer colméia do mundo, e em inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.

Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.

Embora esse video esteja em espanhol, também ajuda bastante, veja:

Também vão despertar o seu interesse as postagens a seguir:

Arte e Matemática VII ( O número de Ouro)

A espiral e as proporções áureas

Comentários

comentários

Comments (2)

write a comment

Comment
Name E-mail Website

  • 22 às 17:00 historiadigital.org

    Orestes, me explica melhor esta relação do Phi com o crescimento. Como pode ser aplicado? Excelente assunto, cara!

    Reply
  • 23 às 0:03 Prof.Orestes

    Bom ao analisar algumas plantas é possível notar que as ramificações estão dispostas por uma fração de 360°/phi o que faz com que os galhos não fiquem sobrepostos aproveitando assim o máximo de luz solar. Isso basicamente.Abraço meu caro.

    Reply