O Problema dos Quatro Quatros

O Problema dos Quatro Quatros

Para falar do problema dos Quatro Quatros, temos antes que falar do O Homem que Calculava: aventuras de um singular calculista persa o livro é um romance infanto-juvenil do escritor brasileiro Malba Tahan (heterônimo do professor Júlio César de Mello e Souza), que narra as aventuras e proezas matemáticas do calculista persa BeremizSamir na Bagdá do século XIII. Foi publicado pela primeira vez em 1939 e já chegou a sua 75ª edição.

A narrativa, dentro da paisagem do mundo islâmico medieval, trata das peripécias matemáticas do protagonista, que resolve e explica, de modo extraordinário, diversos problemas, quebra-cabeças e curiosidades da matemática. Inclui, ainda, lendas e histórias pitorescas, como, por exemplo, a lenda da origem do jogo de xadrez e a história da filósofa e matemática Hipátia de Alexandria. Sem ser um livro didático, tem, contudo, uma forte tonalidade moralista.

Sucesso de vendas no Brasil, tendo sido lida por várias gerações de leitores, a obra foi traduzida para o espanhol, o inglês, o italiano, o alemão e o francês.

No capítulo 7 encontramos o problema dos quatro quatros que é o seguinte:

"Escrever, com quatro quatros e sinais matemáticos, uma expressão que seja igual a um número inteiro dado. Na expressão não pode figurar (além dos quatro quatros) nenhum algarismo, ou letra, ou símbolo algébrico que envolva letra, tais como: log., lim., etc."

Para solucionar a expressão será necessário recorrer ao uso de fatorial, raízes quadradas, e uma opção seria o termial, representado por "?", onde por exemplo temos 4? = 4 + 3 + 2 + 1 = 10.

Veja alguns exemplos:

Mas há também uma solução geral para o problema dos quatro quatros que faz uso de logaritmos, veja a solução:

E você gostou da ideia?

Vamos construir os quatro quatros, use os comentários!

(OBS: Caso precise usar frações ou raízes use este site , depois de digitar sua solução,  copie e cole a imagem no comentário.)

Comentários

comentários