Newsletter subscribe

Cultura, Educação, Progressões, Vídeos

Série Arte e Matemática VII (O Número de Ouro)

Posted: 22 às 12:15   /   by   /   comments (3)

O sétimo episódio da série Arte e Matemática, fala do Número de Ouro.

A série Arte e Matemática é uma realização da TV Escola/MEC - TV Cultura (2000), composta de 13 programas que mostram as relações entre Matemática e Arte nos mais variados meios e expressões.

O Número de Ouro

proporção áureanúmero de ouronúmero áureo ou proporção de ouro é uma constante real algébricairracional denotada pela letra grega φ (em homenagem ao escultor Fídias, que a teria utilizado para conceber oParthenon) e com o valor arredondado a três casas decimais de 1,618. Também é chamada de seção áurea (dolatim sectio aurea), razão áurearazão de ourodivina proporçãodivina seção (do latim sectio divina),proporção em extrema razão, divisão de extrema razão ou áurea excelência. O número de ouro é ainda frequentemente chamado razão de Phidias .

Desde a Antiguidade, a proporção áurea é empregada na arte. É frequente a sua utilização em pinturasrenascentistas, como as do mestre Giotto. Este número está envolvido com a natureza do crescimento. Phi (não confundir com o número Pi π), como é chamado o número de ouro, pode ser encontrado na proporção das conchas (onautilus, por exemplo), dos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo) e nas colméias, entre inúmeros outros exemplos que envolvem a ordem do crescimento.

Justamente por estar envolvido no crescimento, este número se torna tão frequente. E justamente por haver essa frequência, o número de ouro ganhou um status de "quase mágico", sendo alvo de pesquisadores, artistas e escritores. Apesar desse status, o número de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante.

Veja o video:

VII O número de ouro from Orestes Alessandro on Vimeo.

Comentários

comentários

Comments (3)

write a comment

Comment
Name E-mail Website

  • 7 às 14:28 Maria Julha

    Eu adorei esse site.. recomendo a todos

    Bjss

    Reply
    • 7 às 22:50 mayara amaral rodrigues

      concordo plenamente!!!

  • 7 às 22:48 mayara amaral rodrigues

    eu adorei esse site é completamente interessante muito legal

    beijos!

    Reply