Newsletter subscribe

Cultura, Matemática Básica

Somos 7 bilhões

Posted: 18 às 17:11   /   by   /   comments (0)

 

7-bilhões

Normalmente não prestamos atenção nos textos que estão entre a bandeja e o hamburguer do MacDonalds, mas esse que vou reproduzir tinha muitos números, e eu não consigo ignorar, achei interessante e reproduzo a seguir:

Já curtiu o PENSE VESTIBULAR no Facebook? 

Clique para curtir! 

  • Já somos 7 bilhões de pessoas! Veja como a população do planeta cresceu e irá crescer ao longo do tempo (em bilhões).

  • Pelo ritmo atual de crescimento, 78 milhões de pessoas são somadas à população mundial a cada ano, o que equivale a população do Canadá, Austrália, Grécia e Portugal combinadas, ou 4 vezes a população atual de Minas Gerais (19,7 milhões). São quase 214 mil pessoas a mais por dia.
  • A expectativa média de vida em todo o mundo aumentou 20 anos, subindo de 48 anos em 1950 para 69 anos hoje. No Brasil a expectativa de vida ao nascer em 2010 era de 68 anos para homens e 76 anos para mulheres.
  • Nunca na história houve tantos jovens no mundo como hoje: pessoas com menos de 25 anos representam 43% da população mundial. Atualmente no caso do Brasil, são 42% da população. Mas ao mesmo tempo existem 24.236 brasileiros com cem anos de idade ou mais.
  • A população brasileira alcançou a marca de 190.755.799  em 2010. Há 95,9 homens para cada 100 mulheres, ou seja, existem 3,9 milhões de mulheres a mais do que homens.
  • As 21 megacidades com mais de 10 milhões de habitantes como São Paulo, Nova York, Tóquio e Cidade do México, representam apenas 9% de toda a população do mundo.
  • Precisaríamos de 221 anos e 10 meses se quiséssemos contar todos os 7 bilhões de habitantes, um a um, levando um segundo por pessoa.
  • Mais de 12,4 milhões de toneladas de alimentos estão disponíveis diariamente para consumo, ou seja, mais de 1,7 kg de alimento para cada um dos 7 bilhões de habitantes.
  • Parece mentira, mas não é: se toda a população mundial fosse reunida no mesmo lugar, com 4 pessoas por metro quadrado, o espaço ocupado seria de apenas 1750km², uma área do tamanho do pequenino município de Pedro do Rosário, no Maranhão.
  • Se os 7 bilhões tivessem cada um a altura média dos homens e mulheres brasileiros (cerca de 1,66m) e se deitassem enfileirados, poderiam dar a volta à Terra 289 vezes.
  • Se os 7 bilhões tivessem um peso médio de 60kg cada, totalizariam 420 milhões de toneladas, peso equivalente à produção de minério de ferro do Brasil em 2011.
  • Se os 7 bilhões bebessem 2 litros de água por dia, seriam consumidos 14 milhões de metros cúbicos. É a quantidade de água que cai, em média, a cada 2 horas e 35 minutos somente nas Cataratas do Iguaçu (1500m³ por segundo).

Fonte: Fundo de População das Nações Unidas, com informações da Divisão de População da ONU, Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e IBGE

 

Comentários

comentários

Comments (0)

write a comment

Comment
Name E-mail Website