Newsletter subscribe

ENEM

Comente o ENEM 2009.

Posted: 6 às 20:45   /   by   /   comments (10)

 

enem1

Olá conversando com os alunos, vendo as notícias, percebemos que muita coisa aconteceu, algumas preocupantes, como o portão de um local de prova em SP que foi reaberto, entre outros absurdos, comente o que você viu, quais suas impressões avalie a prova, faça seu comentário.

Comentários

comentários

Comments (10)

write a comment

Comment
Name E-mail Website

  • 6 às 18:09 Guilherme Medeiros

    Bem, como muita gente já disse a prova foi extensa. Ridiculamente extensa. Muitos enunciados e muitos textos serviam apenas para confundir e dificultar o pensamento.Matemática especialmente foi difícil. Contas com ideias complicadas(no meu ponto de vista) e que necessitavam de muita, muita visão ninja(estilo Bell :p ) para ganhar pouco tempo.Quem tentou fazer com calma não finalizou a prova, pois como já falei os textos estavam ridiculamente extensos e confusos(na prova de hoje).E quanto à organização... foi lamentávelMuita gente reclamando que obras começaram a ser feitas pouco antes das provas em algumas cidades, o que gerou caos no trânsito e ocasionou muitos atrasos. Em alguns lugares até foram generosos(demais) e reabriram os portões, o que evidentemente é injusto.Teve também um caso aqui em Tubarão em que provas foram trocadas pelos fiscais que se confundiram e a prova de um foi parar na mesa de outro....... bem... isso ainda vai dar uma confusão....

    Reply
  • 6 às 18:44 V.

    Bem... sim, a prova estava extensa, foi difícil, enunciados longos, complexos, truncados, mas quanto a isso tudo bem, a gente sabia, né? O que eu não aceito é a falta de igualdade no tratamento aos alunos pelos diferentes locais de prova. Eu não aceito que o portão do meu local fechou 5 min antes, eu não aceito que no Rio alguns portões fecharam 13:15, eu não aceito que houve portões que reabriram depois, eu não aceito, não aceito, não aceito.Me sinto triste vítima de preconceito e discriminação. Me sinto tomada por um sentimento imenso de descrença e desgosto pelo país. É muito ruim isso. Eu quero acreditar no Brasil, eu quero lutar pra melhorar as coisas, mas assim é difícil.Rezei muito para que eu me acalmasse e que afastasse desejos de vingança contra o escroto e cínico (cínico, sabe, pra queê?? Quanto custa a solidariedade, o amor ao próximo? Eu pago, se é o caso!) fiscal do meu local de prova.

    Reply
  • 6 às 18:46 rafael castro

    A questão é: estão selecionando as pessoas por quais critérios?Velocidade?Pois estava mais pra maratona do que pra prova!

    Reply
  • 6 às 19:18 F.

    A prova do Enem foi uma prova de resistência física, mental e velocidade, não uma prova que teste os conhecimentos do estudante.Quem conseguiu fazer todas as questões com devida atenção "É um ET"(como diria o JoJô"

    Reply
  • 6 às 20:03 Lucas Coelho

    Ei, acho que os gabaritos divulgados estão todos trocados. Impossível!Tem umas questões ali que eu tenho certeza que está certo e o gabarito aponta uma alternativa totalmente absurda!

    Reply
  • 6 às 23:03 André

    O princial problema foi mesmo a extensão da prova. Textos longos, enunciados enrolados, raiz cubica de 13824 e 693.1,35³ (com pouco rascunho), foi mais um teste de paciência e resistência.Se o numero de questões fosse cortado pela metade, ate seria uma prova boa, mas o que fizeram hoje foi sacanagem.

    Reply
  • 7 às 12:08 André

    <a href="http://www.boletimenem.com.brwww.boletimenem.com.br<br />esse site, calcula o desempenho do enem, por enquanto sem o TRI, mas, se hoje houver acessos suficientes, eles prometem disponibilizar o desempenho provável com o TRI

    Reply
  • 9 às 9:15 Yasmim - 3A TB

    Na minha sala a fiscal ficou dando instruções até 13:30h. Meia hora numa prova tãoe xtensa faz toda a diferença. Além de que tinha momentos em que nao tinha fiscal na sala, ou tinha uma que ficava sentada na ultima carteira DORMINDO! Em Tubarão houve um caso em que chegaram a trocar as provas mesmo depois de os candidatos ja terem começado a resolver. E o MEC ainda tem a cara de pau de colocar no site que a primeira prova ocorreu sob 'absoluta tranquilidade!Uma vergonha pro ensino brasileiro :/

    Reply
  • 9 às 17:00 Pedrão 3&ordm

    Yasmim, na verdade a vergonha É o ensino brasileiro propriamente dito, o ENEM foi apenas mais uma prova incontestável da desorganização desse país.

    Reply
  • 10 às 20:21 Vinicius

    Só não entendi uma coisa: - Uma prova que testa raciocínio não oferece fórmulas? (física por exemplo) Errei um exercício muito fácil de física por não lembrar exatamente qual era a fórmula. Talvez queriam que deduzissemos a equação.Quem obteve bom desempenho: pessoas que leem rápido, entendem bem a leitura, se concentram integralmente na prova e estudaram.Quem obteve médio e baixo desempenho: pessoas que leem em velocidade não tão alta, que precisavam voltar ao enunciado para relembrar dados para depois voltar as alternativas para comparar e pessoas que não se concentram fácil.Fora esse pequeno impecílio dos grandes enunciados essa prova foi para quem realmente está estudando durante o ano.Sobre as provas em todo país: DESORGANIZAÇÃO.

    Reply