Newsletter subscribe

ENEM

Edição 2012 do Enem

Posted: 26 às 14:47   /   by   /   comments (0)

Para que serve o Enem?

A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu).

Veja quais foram as regras do SiSU 2012 em http://www.pensevestibular.com.br/enem/entenda-o-sisu-2012 e do ProUni 2012 em http://www.pensevestibular.com.br/enem/entenda-o-prouni-2012-1

 Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.

Quantos estudantes participaram da Edição 2011 do Enem?

Em 2011 o número de inscritos foi de 5,4 milhões.

Quando começam as inscrições?

As inscrições para a  Edição 2012 do Enem começam no dia 28 de maio de 2012, a partir das 10h e terminam as 23h59 de 15 de junho de 2012.

Quanto custa?

O valor da inscrição é de R$ 35,00 e poderão ser pagas até o dia 20 de junho de 2012, através do boleto gerado no ato da inscrição.

O que é preciso para ser isento da taxa de inscrição?

Permancem isentos da taxa de inscrição todos os alunos que cocluiram ou venha a concluir o ensino médio nas escolas da rede pública, para ter isenção a escola  deve estar cadastrada no censo escolar da educação básica e ele deve informá-la no ato da inscrição.

Também estão isentos de pagamento aqueles que declararem carência socioeconômica (membros de família de baixa renda) ou estiverem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O pedido de isenção do pagamento da taxa somente poderá ser feito por meio do sistema de inscrição.

Quando serão realizadas as provas?

As provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro de 2012, em todo o Brasil. Tendo início as 13h no sábado com provas de Ciencias Humanas e Ciências da Natureza e término as 17h30.

E no domingo também a partir das 13h com provas de Matemática, Linguagens e Redação e término as 18h30.

Quando serão divulgados os gabaritos?

No dia 7 de novembro de 2012 os alunos terão acesso aos gabaritos, enquanto que a divulgação dos resultados é no dia 28 de dezembro de 2012.

Em 2012 há alguma mudança importante?

Sim. O MEC alterou a forma de correção da redação, que agora passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Para ler o edital na integra acesse o arquivo em .pdf

Comentários

comentários

Comments (0)

write a comment

Comment
Name E-mail Website