Enem 2009 bate recorde com mais de 4,1 milhões de inscritos

Enem 2009 bate recorde com mais de 4,1 milhões de inscritos

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta quarta-feira que 4.147.527 pessoas se inscreveram para realizar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2009 nos próximos dias 3 e 4 de outubro - sábado e domingo. O número é o maior de todas as onze edições anteriores do exame, que ocorre desde 1998.

O MEC informou que, no ano passado, foram cerca de 4 milhões de inscritos e quase 3 milhões de presentes no dia da prova. Entre os inscritos para a edição 2009, mais da metade já concluiu o ensino médio em anos anteriores: 60,97% do total.

Os formandos neste ano representam 32,29% dos inscritos e somam 1.339.242 estudantes. Os outros 6,74% abrangem candidatos que vão terminar o ensino médio nos próximos anos e também aqueles que farão o exame como forma de certificar seus estudos.

Enem 2009
O Enem 2009 será aplicado em 1.829 municípios em todos os Estados brasileiros. Também está prevista a aplicação da prova em 339 unidades prisionais do País.

A cidade de São Paulo é a que concentra maior número de inscritos nesta edição, com 234.173 pessoas, seguida de Salvador (131.468 inscritos), Rio de Janeiro (110.979 inscritos) e Manaus (93.112 inscritos).

Este ano, as provas estão estruturadas em quatro áreas do conhecimento: Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Por isso, o exame será constituído por quatro provas que serão divididas nos dois dias.

No Sábado acontecerão as prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No domingo ocorrem as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, além da prova de redação.

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h00 e fechados às 12h55, horário de Brasília-DF. As provas serão iniciadas às 13h00, em todo o território nacional. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias. É recomendável que o inscrito compareça ao local de realização da prova com antecedência de uma hora.

O participante de locais onde o fuso horário difere do de Brasília deve ficar atento às diferenças para não perder a prova. Todas as informações de horário referem-se ao fuso da Capital federal.

No sábado, o Enem será aplicado das 13h às 17h30, com 4h30 de duração. No domingo, o Enem será aplicado das 13h00 às 18h30, com 5h30 de duração.

No que diz respeito às provas objetivas, cada área concentra 45 questões de múltipla escolha, distribuídas em blocos de diferentes níveis de dificuldade. Em cada dia serão distribuídos aos participantes quatro diferentes modelos de prova, todos da mesma cor, onde as questões estarão ordenadas diferentemente.

Quanto à redação, deverá ser feita em língua portuguesa e estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, a partir de um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

O que levar nos dois dias da prova
Nos dois dias de prova o participante deverá apresentar original ou cópia devidamente autenticada de documento de identificação, Cartão de Confirmação de Inscrição, folha de respostas do questionário socioeconômico, caneta esferográfica de tinta preta, lápis preto nº 2 e borracha macia.

Não será admitida, durante a realização da prova, qualquer espécie de consulta ou comunicação, nem a utilização de livros, manuais, impressos ou anotações, máquinas calculadoras e agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, pagers, bip, walkman, gravador, mp3 ou superior, relógio com calculadora, canetas eletrônicas ou qualquer outro receptor ou transmissor de mensagens.

Por critérios de segurança, também faz parte das orientações que o participante evite o uso de boné, óculos escuros ou qualquer outro objeto que cubra os cabelos e orelhas.

Quem pode sair com os cadernos de prova
Depois de decorridas quatro horas do início do exame o participante poderá deixar sua sala portando seu caderno de prova, tanto no sábado quanto no domingo. Caso contrário, ele deverá entregar seu caderno de prova ao aplicador da sala, juntamente com a folha de respostas da parte objetiva da prova e a folha de redação (no segundo dia).

O participante só poderá ausentar-se do local de prova após duas horas do início do exame.

Gabaritos
Os gabaritos, provas dos dois dias do Enem 2009 e regra para que o participante identificar o respectivo modelo de prova estarão disponíveis na página do Inep no domingo, dia 4 de outubro, às 19h, depois do término do exame em todo o território nacional.

Confirmação da Inscrição
Os candidatos que não tiverem recebido o cartão de confirmação de inscrição pelos Correios poderão fazer a prova apenas apresentando o RG, basta comparecer ao local correto.

Para isso os inscritos dispõem de vários canais para verificar o local em que estão alocados, por meio do site do Inep, pelo atendimento telefônico do Fala Brasil, no 0800 616161, e envio de mensagens SMS aos telefones celulares cadastrados no ato da inscrição. Os locais de prova serão os mesmos nos dois dias.

Os participantes farão a prova em mais de 113 mil salas por todo o Brasil, sendo atendidos diretamente por mais de 300 mil profissionais - 290 mil aplicadores de sala, 10.385 coordenadores de aplicação e 15.500 profissionais como médicos, psicólogos e funcionários de apoio. Confira abaixo algumas informações importantes para a realização da prova.

Plantão para atendimento ao cidadão
Além dos canais de informação via Internet, o atendimento telefônico ao cidadão será oferecido todos os dias, das 8h00 às 20h00 sem interrupção, inclusive nos dois dias de prova. O inscrito que necessitar de ajuda pode entrar em contato com o Programa Fala Brasil, pelo telefone 0800-616161, ou pelo endereço faleconosco@inep.gov.br.

Questionário socioeconômico
O participante que não receber o questionário socioeconômico via Correios terá a oportunidade de respondê-lo posteriormente. O material ficará disponível para download na página do Inep.

Atendimento especial
Participantes com deficiência visual farão provas em Braille, provas em formato digital acessível ou com auxílio de ledores. Participantes com baixa visão farão provas com caracteres ampliados no corpo 24 (padrão) ou conforme solicitação do estudante.

Participantes surdocegos contarão com auxílio de guias-intérpretes e, aqueles com surdez, terão auxílio de intérprete/tradutor de Língua Brasileira de Sinais (Libras). No caso de participantes com deficiência física ou pessoas com mobilidade reduzida, será garantida acessibilidade na estrutura física do local do exame. A todos eles será garantido o tempo de uma hora a mais para a realização das provas.

Também está garantida aos participantes que se declararam como guardadores de sábado, no ato de inscrição, a realização da prova após o por do sol no sábado. Apesar do início da prova em horário diferenciado, os participantes sabatistas deverão se apresentar aos devidos locais de prova no mesmo horário que os demais, entre 12h e 12h55, sob as mesmas restrições relativas a materiais impressos e eletrônicos.

Outras informações podem ser obtidas pelo site www.enem.inep.gov.br.

 

fonte

Comentários

comentários

Deixe uma resposta