Entenda o SiSU 2012

Entenda o SiSU 2012

Mais uma vez o SiSU, Sistema de Seleção Unificada será usado, nos anos anteriores diversos problemas foram relatados pelos candidatos, dificuldades para acessar o site do MEC, falta de informações sobre como o processo é feito, e muitas outras.

Veja a seguir os principais tópicos referentes ao SiSU 2012.

O que é o SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

O processo seletivo do Sisu 1º/2012 selecionará candidatos para ingresso em cursos com vagas para o ano letivo de 2012 (1º e 2º semestre).

Qual é o período de inscrições?

Período de inscrições é de 7 a 12 de janeiro de 2012.

Não e necessário o pagamento de nenhuma taxa e somente podem ser feitas em sisu.mec.gov.br

Quem pode participar?

Alunos que tenham feito o Enem 2011, munidos de senha e número de inscrição do Enem.

Não lembra mais sua senha ou ainda não viu seus resultados oficiais do Enem 2011 acesse http://sistemasenem2.inep.gov.br/resultadosenem/

 O que é nota de corte?

É a menor nota para ficar entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.

No período de 7 a 12 de janeiro o SiSU calcula e divulga uma vez por dia a nota de corte de cada curso.

Já curtiu o PENSE VESTIBULAR no Facebook? 

Clique para curtir! 

Entenda como funciona o SiSU:

  1. O candidato escolhe até duas opções de curso, é possível alterar suas opções durante o período de inscrições

  2. No primeiro processo de 2012 serão ofertadas 108.552 vagas em 3327 cursos distribuídos nas 95 instituições de ensino superior público cadastradas no SiSU

    Para pesquisar as vagas oferecidas acesse agora http://sisu.mec.gov.br/cursos

  3. Algumas instituições usam a política de ações afirmativas, umas tem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato.

  4. Há universidades que usam pesos diferentes para cada curso, quem fizer engenharia terá a nota de Matemática valendo mais, outras estipulam uma nota mínima na redação para determinados cursos.

  5. A seleção e feita de acordo com a nota do Enem 2011, dentro do número de vagas em cada curso, por modalidade de concorrência.

  6. Depois de encerrado o prazo de inscrições o MEC divulga no dia 15 de janeiro a primeira chamada.

    Uma segunda chamada é feita no dia 26 de janeiro.

  7. Se você não estiver em nenhuma das chamadas pode participar da lista de espera, para isso você precisa acessar novamente o SiSU, o prazo para participar da lista de espera é de 26 de janeiro a 1 de fevereiro.

 

E como eu faço para me inscrever?

  1. Para se inscrever você precisa ter feito o Enem 2011 com nota maior que zero na redação. Tenha em mãos o número de inscrição e senha do Enem 2011.

  2. A primeira coisa a fazer é confirmar os dados para o Sisu entrar em contato com você. Depois da atualização você está pronto para começar sua inscrição.

  3. Na tela MINHA INSCRIÇÃO,  você pode escolher até duas opções de curso. É nesta tela que você vai acompanhar sua inscrição durante todo o processo. Para começar é só clicar em "Fazer inscrição na 1ª opção".

  4. PESQUISA DE VAGAS - São apenas 3 passos para concluir sua inscrição.  No primeiro passo você pode pesquisar as vagas pelo nome do município, nome da instituição ou nome do curso.

  5. CONHECENDO AS VAGAS - No resultado da busca você conhece os detalhes dos cursos pesquisados. Clique no curso para ver a quantidade de vagas e modalidades disponíveis (ampla concorrência e ações afirmativas). Clique em "Escolher este curso" para continuar.

  6. MODALIDADE - No segundo passo leia atentamente as modalidades disponíveis para o curso, escolha uma das opções na qual pretende concorrer e clique em "Escolher esta modalidade" para continuar.

  7. CONFIRMAÇÃO - No terceiro passo confirme os dados do curso que você escolheu para concorrer no Sisu, veja a documentação que será exigida pela instituição no momento da matrícula, caso seja selecionado, e clique em “Confirmar minha inscrição”.

  8. INSCRIÇÃO CONCLUÍDA - Na tela "Minha inscrição" você confere a inscrição que acabou de fazer. Você pode alterar suas opções durante o período de inscrições. Apenas a última alteração será considerada.

  9. CLASSIFICAÇÃO PARCIAL - As notas de corte dos cursos e a sua classificação parcial serão divulgadas nos dias 8, 9, 10, 11, e 12 de janeiro a partir de 2h.

    Você pode acompanhá-las durante o período de inscrição para avaliar suas chances.

    O resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 15 de janeiro.

Para fazer sua inscrição e obter outras informações acesse http://sisu.mec.gov.br/

 

Comentários

comentários

  • avatar image
    Auricea Maria de Almeida Silva
    janeiro 8th, 2012 at 2:37 pm

    gostaria de saber em qual requisito eu entro, ex: fiz o fundamental em escola pública e o médio em escola particular com bolsa integral, queria entender se posso entrar na cota de pardos e em escola pública feito todo o ensino médio

    Reply
    • avatar image
      @Prof_Orestes
      janeiro 8th, 2012 at 2:41 pm

      Oi Auricea, nesse caso é melhor você obter essas informações no telefone 0800-616161 ou por email nesse link.
      Sucesso!

  • avatar image
    Dalviane
    janeiro 8th, 2012 at 7:09 pm

    Boa noite
    gostaria de saber qual modalidade deveria escolher ja que sempre conclui o ensini médio e sempre estudei em escolas públicas???
    desde ja agradeço

    Reply
    • avatar image
      @Prof_Orestes
      janeiro 8th, 2012 at 7:27 pm

      Oi Dalviane, nesse caso é melhor você obter essas informações no telefone 0800-616161 ou por email nesse link.

  • avatar image
    Vanessa Cristina
    setembro 23rd, 2012 at 2:04 pm

    Bom, eu estou no ultimo ano,me escrevi no enen será que enho chances de entra em uma faculdade? queria ajuda meu sonho e mi forma ter uma profissao,estou com 29 anos ate quarta agora,mas tenho meu sonho voltei a estudar este ano e estou bem na escola

    Reply

Deixe uma resposta