Exercícios do Enem: competência 2

Exercícios do Enem: competência 2

Resolva a seguir uma  lista de exercícios do Enem , estas questões são da competência 2.

No Enem as competências avaliam a capacidade de uma pessoa para resolver situações-problema. São o conjunto de conhecimentos e aptidões para o desempenho das atividades da vida cotidiana. São operações mentais que levam à realização de tarefas. As competências são conquistadas por meio do desenvolvimento de habilidades.

Utilizar uma competência é associar conhecimentos e habilidades para a resolução de uma determinada situação.

Avaliando as competências o Enem verifica se os alunos conseguem utilizar os conteúdos aprendidos na vida escolar para a resolução de seus problemas usuais.

Conheça o que diz a segunda competência e suas habilidades e resolva 4 questões.

Competência 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.

HABILIDADE 6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.

6) O croqui abaixo mostra um mapa que fornece as indicações para se chegar à chácara nele indicada.

Luciana, para chegar à chácara, após fazer o retorno, deve

a) virar à direita, virar à esquerda, entrar na rua 3.

b) virar à direita, virar à esquerda, entrar na rua 4.

c) virar à esquerda, virar à direita, entrar na rua 3.

d) virar a esquerda, virar a esquerda, entrar na rua 4.

GAB B

HABILIDADE 7 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.

7) Considere um quadrado subdividido em quadradinhos idênticos, todos de lado 1, conforme a figura. Dentro do quadrado encontram-se 4 figuras geométricas, destacadas em cinza. A razão entre a área do quadrado e a soma das áreas das 4 figuras é:

a) 3

b) 3,5

c) 4

d) 4,5

e) 5

GAB B

HABILIDADE 8 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.

8 ) Prevenindo-se contra o período anual de seca, um agricultor pretende construir um reservatório fechado, que acumule toda a água proveniente da chuva que cair no telhado de sua casa, ao longo de um período anual chuvoso. As ilustrações a seguir apresentam as dimensões da casa, a quantidade média mensal de chuva na região, em milímetros, e a forma do reservatório a ser construído. Sabendo que 100 milímetros de chuva equivalem ao acúmulo de 100 litros de água em uma superfície plana horizontal de um metro quadrado, a profundidade (p) do reservatório deverá medir:

a) 4m

b) 5m

c) 6m

d) 7m

e) 8m

GAB D

HABILIDADE 9 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.

9) As cidades de Quito e Cingapura encontram-se próximas à linha do equador e em pontos diametralmente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6370 km, pode-se afirmar que um avião saindo de Quito, voando em média 800 km/h, descontando as paradas de escala, chega a Cingapura em aproximadamente

a) 16 horas;

b) 20 horas;

c) 25 horas;

d) 32 horas;

e) 36 horas.

GAB C

Veja também Exercícios para o Enem: competência 1

Quais foram suas dúvidas? Qual sua opinião sobre o Enem? Deixe seu comentário ele é muito importante.

Comentários

comentários

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    Giovana
    outubro 10th, 2010 at 12:21 pm

    Esses exercícios são uma ótima ajuda!
    Obrigada professor! 🙂

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      @Prof_Orestes
      outubro 10th, 2010 at 3:04 pm

      Obrigado pela atenção continue visitando o VestibularSC.
      Bom final de semana.

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    lucas
    outubro 13th, 2010 at 3:54 pm

    professor, nao entendi o exercicio seis aquele do mapa..

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      @Prof_Orestes
      outubro 13th, 2010 at 3:58 pm

      Imagine que é você que está dirigindo basta então decidir o que fazer para chegar na chácara, siga o sentido indicado pelas setas.
      Tente ai tenho certeza que vai conseguir!

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      jéssica
      junho 25th, 2011 at 9:01 pm

      não entendi a questão 8 =/

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      @Prof_Orestes
      agosto 17th, 2011 at 8:14 pm

      Oi Jéssica.
      Verifique os comentários há dicas para esta questão lá.
      Bom estudo!

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    Rayane
    outubro 13th, 2010 at 4:45 pm

    Professor, a 8 eu nao entendi e a 9 o meu resultado deu 16 horas :/ como se faz? obrigada!!

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      @Prof_Orestes
      outubro 13th, 2010 at 4:51 pm

      Na 8 é preciso fazer as conversões e notar que a superfície horizontal é de 80m² e que choveu no ano 700mm, verifique isso.
      Na questão 9 o valor é aproximado mas o resultado são 25horas, note que Quito e Cingapura são opostos diametralmente, ou seja, cada um em um lado do planeta e que o trajeto a ser considerado deve ser uma curva.
      Acho que isso vai ajudar!

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    Diogo
    maio 19th, 2011 at 11:22 am

    Prof, Eu não entendi a sete, pode me explicar?
    Obrigado,

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      @Prof_Orestes
      maio 24th, 2011 at 10:05 am

      Oi Diogo nessa questão você precisa calcular as áreas das figuras planas representadas e do quadrado maior para fazer a razão entre os valores.
      Bom estudo!

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    Angela Souza Costa
    maio 23rd, 2011 at 8:58 pm

    Professor Orestes a 6 e a 7 fui bem, mas a 8 e 9 preciso de sua ajuda, poderia me enviar a resolução? Obrigada

    Reply
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      @Prof_Orestes
      maio 24th, 2011 at 9:57 am

      Oi nos comentários vc encontra dicas para as questões 8 e 9, se ainda não conseguir, deixe comentário com sua dúvida!
      Bom estudo!

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    Priscila
    agosto 26th, 2011 at 12:34 pm

    Excelentes exercícios! Deviam ter mais prof dedicados assim!

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    Andreza
    maio 31st, 2012 at 4:47 pm

    Oi pro td bem estou adorando praticar estes exercicios esta me ajudando muita para me preparar para o ENEM

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    Rômulo
    julho 25th, 2012 at 11:58 am

    Qual a relação que devo usar na questão 9?meu resultado deu aproximadamente 30 horas..sei q a distancia a ser considerada é curvilinea..

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    Aline
    outubro 23rd, 2012 at 12:13 am

    Parabéns pela sua dedicação Prof! Fico encantada e admirada pela coragem de professores como você, que apesar de todos os pesares que esse profissional sofre em nosso país, ainda se preocupa e ama a sua função: a de tornar o mundo melhor através do conhecimento. Admirável.

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    Nayara Cr.
    maio 10th, 2014 at 9:58 pm

    Olá Orestes!
    Consegui resolver a questão 8, porém gostaria de saber se fiz certo. Pode postar a resolução, por favor?

    Tenho muitas dúvidas na hora de converter, fiz uma baguncinha, mas no final deu o resultado hehehe

    Obrigada!

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    Nayara Cr.
    maio 10th, 2014 at 11:37 pm

    Professor, o raio é a metade do diâmetro, certo? E o diâmetro é a metade da circunferência?

    Reply
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      Orestes Alessandro
      setembro 24th, 2015 at 4:36 pm

      Oi Nayara.
      A primeira parte está certa.
      Mas em relação ao diâmetro, ele divide a circunferência em duas partes iguais.
      Bom estudo!

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