Newsletter subscribe

ENEM, Estudo

O Enem é a São Silvestre da educação

Posted: 4 às 6:41   /   by   /   comments (2)

Os dois dias de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2010 vão exigir dos mais de 4 milhões de estudantes inscritos uma "preparação de São Silvestre", a famosa maratona paulistana de fim de ano.

"Comparo [o Enem] a uma maratona, em que o controle da energia é fundamental para o atleta. No Enem também é assim: se ele optar por estudar muito na véspera, vai ficar tão cansado que o que ele ganhou de conhecimento ele vai perder em atenção na prova", explica o professor Marcelo Dias Carvalho, coordenador de matemática do cursinho Etapa. O exame será aplicado no próximo sábado (6) e no domingo (7).

Condicionamento físico garante pontos

Segundo Carvalho, o principal fator de "perda de pontos" no exame é a falta de atenção na leitura dos enunciados, de acordo com pesquisa feita no cursinho. Uma leitura desatenta leva à escolha da alternativa errada, uma vez que, em boa parte das questões, a resposta já está dada na própria pergunta. "Esse é o erro que mais irrita. O antídoto é diminuir o ritmo de estudos. Isso vai aumentar o condicionamento físico e a motivação do aluno, que vai com mais ânimo e energia para a prova", diz.

O segundo fator de perda de pontos na prova, também ligado ao cansaço, é a distração na hora de fazer cálculos. Erros por falta de conhecimento, no Enem, ocorrem com menor frequência, afirma Carvalho. "Nesses dias antes da prova, é importante que o estudante tenha um tempo para ele descansar, relaxar no sentido do equilíbrio emocional. Ir ao cinema, dormir mais horas, ficar com a família, ver TV ou fazer uma atividade que faça bem para ele são fundamentais para o sucesso no Enem", diz.


Dinamismo

Ficar atento ao uso do tempo na prova são algumas dicas do professor Alberto Francisco do Nascimento, do cursinho Anglo. Ele ressalta que a proibição de levar relógio para o exame não deve preocupar os candidatos. "Tem aqueles que são aflitos com a questão do horário. Ideal seria que cada sala tivesse um relógio, mas acredito que eles tenham bom senso; ou seja, farão uma tabela na lousa mostrando que horas são", diz.

Para responder os testes, o professor aconselha os candidatos a serem "dinâmicos", já que haverá três minutos para a resolução e transcrição de cada questão. "Ele tem que ler o enunciado, pensar e responder. A maioria das questões exige interpretação de textos, mapas ou gráficos, então o aluno deve saber interpretar e ser dinâmico. Não adianta fazer aquela leitura devagar", explica Nascimento. No primeiro dia (6), o estudante terá 90 questões objetivas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias.

No segundo dia (7) do Enem, haverá 90 questões objetivas de matemática e suas tecnologias e linguagens, códigos e suas tecnologias; e a redação. Para a prova do domingo, Nascimento aconselha os estudantes a não ficarem tempo demais na redação. Ou seja, se fizer a redação primeiro, que não gaste mais de uma hora; ou, se deixá-la por último, que não deixe apenas cinco minutos para fazê-la.

"Tem o aluno que consegue ler o tema, as ideias vem, ele faz rápido [o texto] e ganha tempo. Agora, tem outro tipo de aluno em que as ideias demoram mais para aparecer; se esse aluno resolver fazer a redação primeiro, a ansiedade pode atrapalhar. Então, ele deve começar a fazer a prova primeiro, pois as questões podem dar um 'start' nas ideias para o texto", aconselha o professor.


Energia

O longo período dos exames também exige a reposição das energias durante a prova. Vale qualquer alimento? Os professores aconselham os estudantes a darem preferência à alimentos leves, tais como frutas, e à hidratação por meio de água.

"Como é um tempo longo de prova, é bom que, na metade, o aluno possa levantar um pouco, para ir ao banheiro ou tomar água. Ao levantar um pouco ele já volta com mais foco para a prova", aconselha o professor Carvalho.

Antes do exame, o estudante deve fazer uma boa refeição, para que não sinta fome durante o exame. "É como um almoço de hospital. O estudante deve almoçar por volta das 11h para chegar antes das 13h ao local de prova", diz Nascimento.

Fonte

Comentários

comentários

Comments (2)

write a comment

Comment
Name E-mail Website

  • 1 às 16:37 Deyvison

    Agora é 2012!

    Reply
    • 1 às 16:41 @Prof_Orestes

      Sim Dayvison é 2012, o texto é que é de 2010.