Newsletter subscribe

ACAFE, ENEM, Vídeos

Prova de Medicina da ACAFE 2017-2 Resolvida

Posted: 15 às 11:06   /   by   /   comments (0)

Confira a resolução das questões da prova de Matemática do vestibular da ACAFE 2017-2.

Questão 22
Considere o caso abaixo e responda: quantas gotas dessa medicação, o médico deve administrar utilizando o segundo conta-gotas, para garantir a mesma quantidade de medicamento do primeiro conta-gotas?
Certo paciente deve ingerir exatamente 7 gotas de um medicamento a ser administrado através de um conta-gotas cilíndrico cujo diâmetro mede d cm.
Em certa ocasião, o médico tinha disponível apenas um segundo conta-gotas, também cilíndrico, cuja medida do diâmetro é igual a metade do diâmetro do primeiro conta-gotas. Sabe-se que o volume de cada gota equivale ao volume de uma esfera com mesmo diâmetro do conta-gotas utilizado para formá-la.
a) 14
b) 3,5
c) 7
d) 56

Questão 23
Considere o caso abaixo e analise as afirmações a seguir.
Nos seres humanos a falta de vitamina D é associada ao risco de câncer, obesidade e uma série de outras doenças. Em certas épocas do ano, em determinada localidade, percebeu-se o aumento de casos de doenças associadas à falta de vitamina D.
Nesse sentido, um estudo realizado modelou o número de horas com luz solar tL )( dessa localidade, em função do dia t do ano, através da função:

Dessa forma, 1° de janeiro corresponde a t = 1 ,o dia 2 de janeiro é indicado por t = 2 , e assim sucessivamente, até que 31 de julho corresponde a t = 212.

I) Com base na função L(t), o dia que possui o maior número de horas com luz solar nessa localidade ocorre no mês de fevereiro.

II) A função L(t) indica que o número mínimo de horas com luz solar nessa localidade, para algum dia do intervalo dado, é igual a 9,2 horas.

III) O dia que possui o maior número de horas com luz solar nessa localidade ocorre para t=159.

IV) O período da função L(t)=2π.

a) I - II - III

b) II - III - IV

c) II - III

d) III - IV

Questão 24

O gráfico a seguir, que passa pelos pontos A,B,C e D, representa o polinômio P(x).

I) O polinômio P(x) é um polinômio do segundo grau.

II) O polinômio D(x) = -3x/4 - 3 é divisor de P(x).

III) A reta que passa pelos pontos A e C intercepta o eixo das ordenadas no ponto (0, -11/2).

IV) P(2) = P(-1/2)

Todas as informações corretas estão em:

a) I - II - III

b) II - III - IV

c) III - IV

d) II - III

Questão 25

Analise o caso e responda: Qual a medida do perímetro cefálico do bebê se π = 3,14.

O ultrassom morfológico é um exame muito utilizado para identificar doenças de um bebê que ainda está no ventre da mãe. O formato, a estrutura e a medida da cabeça do bebê podem ser analisados e comparados com medidas de referência. A figura representa a cabeça de um bebê num exame desse tipo. Através de recursos computacionais, define-se uma circunferência num sistema de coordenadas cartesianas através de três pontos:

M(-3,3) N (8,2) O(6,0)

O comprimento dessa circunferência corresponde ao que os médicos chamam de perímetro cefálico. No caso indicado na figura acima, por um problema técnico, o computador não indicou o comprimento da circunferência. Sabe-se que cada unidade linear do plano cartesiano que contém a figura corresponde a 1 cm na medida real.

a) Superior a 40 cm.

b) Entre 30 cm e 35 cm.

c) Inferior a 30 cm.

d) Entre 35 cm e 40 cm.

Questão 26

Analise o caso e responda: Escolhendo ao acaso um desses pacientes, qual a probabilidade de que seja um homem que sofra de osteoporose ou uma mulher que não sofra dessa doença?

A osteoporose é uma doença óssea sistêmica, caracterizada por alterações da resistência óssea, o que aumenta a fragilidade dos ossos e consequentemente aumenta o risco de fraturas. Sabe-se que a probabilidade de um homem com mais de 50 anos ter desenvolvido essa doença ao longo da vida é de 15%, por outro lado, em mulheres na pós-menopausa a chance de ter desenvolvido essa doença é de 25%. Num determinado grupo de pacientes existe 25 homens com mais de 50 anos e 40 mulheres na pós-menopausa.

a) 3/52

b) 27/52

c) 6/13

d) 13/91

Questão 27

Analise as afirmações a seguir.

I) No triângulo MON, as medidas são indicadas em centímetros.

Se OP é bissetriz do ângulo MON, então a medida do lado MN é 42cm.

II) Numa progressão aritmética crescente de 51 termos, a3 + a49 = 198 e a5 + a47 = k. Então, o valor de k/9 é 22.

III) Para ser classificado para a última fase de um concurso público um candidato deve atingir nota superior ou igual a 7,00 na média ponderada de suas três primeiras avaliações. As notas de Jonas foram 5,50; 6,80 e 7,70 e os pesos das avaliações são, respectivamente, 1, 2 e 3. Portanto, Jonas não foi classificado para última fase.

IV) Determinado medicamento manipulado é constituído somente de três elementos: substância A (2mL), substância B (3mL) e água, totalizando 10ml de medicamento. Para melhorar o efeito do medicamento, é indicado dobrar a quantidade da substância A mantendo as quantidades das demais. Dessa forma, a nova mistura será constituída de 40% da substância A.

Todas as afirmações corretas estão em:

a) I - II

b) III - IV

c) I - II - III

d) II - III – IV

Questão 28

Todas as proposições a seguir estão corretas, exceto a:

a) A solução da inequação |3x -12| ≥ é .

b) O domínio da função .

c) O conjunto solução da inequação é .

d) Dadas as funções


Então o valor de h(f(g(4))) é 6.

Comentários

comentários