Quando começar a estudar para o ENEM?

Quando começar a estudar para o ENEM?

As aulas estão começando em todo Brasil, e para os alunos que vão concluir o Ensino Médio é inevitável pensar no ENEM, o Exame Nacional do Ensino Médio.

Nos moldes atuais o ENEM é o método de seleção para o SiSU que em 2011 ofereceu 83125 vagas em 83 instituições públicas de educação superior e também é o dispositivo utilizado no PROUNI que visa conceder bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Atualmente grandes e renomadas universidades usam o ENEM como único método de seleção, e acredito que em breve a maioria, senão todas as universidades irão adotá-lo.

Não podemos ignorar que nos dois anos do novo formato o ENEM foi alvo de críticas e reclamações justificáveis, pois falhou na segurança e na transparência das decisões, tendo sua credibilidade e lisura questionadas.
A logística necessária para elaborar e principalmente aplicar uma prova para 4,5 milhões de estudantes em todo país, sem risco de vazamentos, é o que o governo federal precisa descobrir. Uma das alternativas é a realização de dois ou mais Enem's por ano, desta forma o número de inscritos seria menor, assim como a possibilidade de falhas.
O que todos esperam é que os estudantes possam fazer a prova sem medo de possíveis vazamentos, ameaça de cancelamento, redações zeradas e todos os problemas que já vimos.


Mas como funciona o ENEM?
O ENEM é composto por provas de:
Linguagens, Códigos  e suas Tecnologias, além da redação;
Ciências Humanas e suas Tecnologias;
Ciências da Natureza e suas Tecnologias;

Matemática e suas Tecnologias.

Cada prova possui 45 questões de múltipla escolha.

No ENEM as provas são elaboradas tendo como estrutura: competências e habilidades. As competências avaliam a capacidade de uma pessoa para resolver situações-problema. São o conjunto de conhecimentos e aptidões para o desempenho das atividades da vida cotidiana. São operações mentais que levam à realização de tarefas.

As competências são conquistadas por meio do desenvolvimento de habilidades. Utilizar uma competência é associar conhecimentos e habilidades para a resolução de uma determinada situação. Avaliando as competências o Enem verifica se os alunos conseguem utilizar os conteúdos aprendidos na vida escolar para a resolução de seus problemas usuais.

Conhecendo tais detalhes surge a pergunta, Quando começar a estudar para o ENEM? É evidente que a prova cobra muitos conteúdos, é extensa e cansativa, já que é aplicada em 2 dias. Além disso, a média de tempo para a resolução de cada questão é de 3 minutos.

Todos estes fatores associados ao desgaste físico e as pressões psicológicas exigem estratégias bem elaboradas para um bom desempenho.

No ano passado acompanhei os comentários sobre o #ENEM nas redes sociais, principalmente no twitter, vindos de todo Brasil, e a impressão é de que um grande número de estudantes deixou para "olhar" os cadernos na última semana, o que sem dúvida é um método questionável.

A preparação para uma prova como essa, é um processo gradativo.

É preciso:

·  conhecer a maneira como as perguntas são feitas;

·  resolver outros exames;

·  deixar a calculadora de lado na hora de estudar;

·  treinar a resolução das questões para saber quanto tempo será necessário para resolver a prova inteira;

·  não tentar estudar tudo de uma só vez;

·  dividir os conteúdos;

·  e principalmente não deixar para a última hora.

Para que você comece sua preparação desde já, segue uma lista com exercícios de matemática de todas as competências e habilidades, a prova do ENEM 2010 resolvida e ainda uma lista geral de exercícios com características dos cobrados no ENEM.

Exercícios da Competência 1

Exercícios da Competência 2

Exercícios da Competência 3

Exercícios da Competência 4

Exercícios da Competência 5

Exercícios da Competência 6

Exercícios da Competência 7

Enem 2010 Resolvido

Lista de Exercícios com características do Enem

Bom estudo!!!

Comentários

comentários

  • avatar image
    Abestalhada
    novembro 19th, 2012 at 7:14 pm

    No fim, ele não fala "quando" é bom pra começar a estudar D:

    Reply
    • avatar image
      @Prof_Orestes
      novembro 19th, 2012 at 7:18 pm

      Oi, você deve começar o quanto antes isso é o que o texto diz, e deixa claro também estudar na última hora pouco ajuda!!!
      Bom estudo!

  • avatar image
    o atirador
    abril 27th, 2018 at 5:36 pm

    pois e, kkk pensei que ele ia falar oque eu nao sabia

    Reply

Deixe uma resposta