Newsletter subscribe

Educação, ENEM, SISU

SiSU 2013 - Informacões e Vagas

sisu
Posted: 27 às 13:23   /   by   /   comments (3)

sisu

A partir desta quinta-feira, 27, candidatos já podem consultar a oferta de vagas por localidade, instituição, curso e turno no portal do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Na primeira edição de 2013 serão ofertadas 129.279 vagas em 3.751 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de ensino superior selecionarão estudantes por meio do sistema.

As inscrições para o Sisu estarão abertas entre 7 a 11 de janeiro próximo, pela internet. As regras e o cronograma da primeira edição de 2013 foram publicados na quarta-feira, 26, em edital da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do Ministério da Educação.

A seguir veja as informações mais importantes sobre o Sisu 2013 e as vagas oferecidas nos principais cursos:

CRONOGRAMA DO SISU 2013

  • 07/01 a 11/01

    Período de inscrições

  • 14/01

    Resultado da 1ª chamada

  • 18/01 a 22/01

    Matrícula da 1ª chamada

  • 28/01

    Resultado da 2ª chamada

  • 28/01 a 08/02

    Prazo para participar da Lista de Espera

  • 01/02 a 05/02

    Matrícula da 2ª chamada

  • 18/02

    Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

 

INFORMAÇÕES GERAIS

O que é o SiSU?

O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.

Quem pode se inscrever no Sisu 1º/2013?

Podem se inscrever no Sisu os candidatos que fizeram o Enem 2012 e que tenham obtido nota maior do que zero na redação. É importante ressaltar que algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Nesse caso, no momento da inscrição, se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.

Estou atualmente matriculado em uma instituição de ensino superior, posso concorrer no processo seletivo do Sisu 1º/2013?

Sim, caso tenha feito o Enem 2012. Caso seja uma instituição pública, ressaltamos que o estudante de graduação não pode ocupar duas vagas simultaneamente em instituições públicas de ensino superior, conforme regulamentado pela Lei nº 12.089, de 11 de novembro de 2009.

É cobrada alguma taxa para a realização da inscrição?

A inscrição é feita exclusivamente pela internet, por meio da página do Sisu, e sem a cobrança de taxas.

Qual o horário de inscrição no Sisu?

O Sisu ficará disponível para inscrição dos candidatos do dia 7 de janeiro de 2013 até as 23h59 do dia 11 de janeiro de 2013. Durante o período de inscrição, o sistema estará aberto durante todo o dia, de forma ininterrupta. Será considerado o horário oficial de Brasília.

Quais os documentos necessários para fazer a inscrição no Sisu?

Para se inscrever no Sisu, o candidato precisará apenas de seu número de inscrição e senha cadastrados no Enem 2012.

É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique muito atento aos documentos exigidos pelas instituições para a efetivação da matrícula, em caso de aprovação. Esta informação estará disponível no sistema, no momento de sua inscrição.

NOTA DE CORTE

Como é calculada a nota de corte de cada curso que o Sisu informa como referência?

Uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Atenção: a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte se modifica de acordo com a nota dos inscritos. A nota de corte só será informada pelo sistema a partir do segundo dia de inscrição.

O que é a classificação parcial?

Durante o período de inscrição, o candidato poderá consultar, em seu boletim na página do Sisu, a sua classificação parcial na opção de curso escolhido. A classificação parcial é calculada a partir das notas dos candidatos inscritos na mesma opção. Essa classificação é apenas uma referência e pode ser observada pelo estudante durante o período em que o sistema estiver aberto para as inscrições. Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e em seu boletim de acompanhamento o candidato pode consultar a sua classificação e resultado final.

VAGAS OFERECIDAS:

VAGAS PARA MEDICINA 

 

VAGAS PARA DIREITO 

 

VAGAS PARA ENG. DE PETRÓLEO 

 

VAGAS ODONTOLOGIA 

 

VAGAS PARA ENG. CIVIL 

 

Para consultar os outros cursos acesse http://sisu.mec.gov.br/cursos

Comentários

comentários

Comments (3)

write a comment

Comment
Name E-mail Website

  • 2 às 15:46 Tiago

    Olá Professor, oque o Sr. acha que consigo com estas notas, juntamente com cotas.

    Ciências Humanas e suas Tecnologias 564.1 Presente
    Ciências da Natureza e suas Tecnologias 459.9 Presente
    Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 499.3 Presente
    Matemática e suas Tecnologias 478.2 Presente
    Redação 800.0 Presente

    Um Abraço..

    Reply
    • 3 às 0:40 @Prof_Orestes

      Oi Tiago, vai depender de qual curso/universidade vocês escolher.

  • 25 às 20:15 Paulo Baroni

    Oi, sou candidato a um curso de graduação na UFRJ 2013/1. Cursei três anos(Seis períodos) do ensino médio em escola técnica federal, porém a duração nessa instituição de ensino tem a duração de 4 anos(Oito períodos). Então optei por obter o diploma do ensino médio através do ENEM após trancamento de matrícula na instituição em que estudava. Gostaria de saber se realmente posso concorrer a opção de ação afirmativa para aqueles que estudaram em escola pública no ensino médio.

    Obrigado.

    Reply