Newsletter subscribe

ENEM, Vestibular

Vai encarar o novo Enem? Veja dicas de estudo

Posted: 10 às 20:15   /   by   /   comments (0)

Agora que as universidades já determinaram se vão adotar o novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em suas seleções e que o Ministério da Educação divulgou a matriz de habilidades da prova, os vestibulandos sabem como devem se preparar. Será mesmo? Para aqueles que ainda se sentem confusos no meio de tantas novidades, professores de cursinho dão algumas dicas. As principais continuam sendo "muito estudo e tranquilidade".
» MEC divulga guia que orientará elaboração do novo Enem
Aplicado em outubro, o novo Enem será dividido em quatro áreas: linguagem, ciências da natureza, ciências humanas e matemática, além da redação. Com os mesmos conteúdos pedidos pelos atuais vestibulares, terá formato diferenciado, priorizando a capacidade de raciocínio e compreensão.
Para a orientadora pedagógica do Cursinho da Poli (SP), Alessandra Venturi, a adoção do Enem por grandes universidades fará com que as escolas se preocupem mais em desenvolver competências e habilidades dos alunos. "Quem não teve isso no colégio e não está fazendo um cursinho voltado para o exame vai ter de trabalhar mais", analisa. Saber interpretar tabelas e gráficos de diferentes assuntos, além de relacionar conteúdos de diferentes disciplinas são algumas das habilidades exigidas.
"Na verdade, não há grandes diferenças. O aluno que está estudando para os vestibulares está se preparando para o Enem. São os mesmos conteúdos. O aluno tem de treinar o tipo de questão do Enem", diz Vera Lúcia da Costa Antunes, coordenadora do Colégio e Curso Objetivo, em São Paulo, ressaltando que o fundamental é a dedicação do candidato.
Ambas as coordenadoras aconselham a solução de simulados, de provas antigas e do modelo que será divulgado pelo Ministério da Educação, além da leitura de jornais diários, com um olhar crítico e multidisciplinar. "O mundo não é disciplinar. Esse é o momento de olhar a mesma notícia de vários ângulos. O acidente com o avião da Air France pode inspirar provas de Geografia, Física, Matemática", exemplifica Alessandra.
Redação Terra

Comentários

comentários

Comments (0)

write a comment

Comment
Name E-mail Website