Newsletter subscribe

Mercado de Trabalho, Profissões, Vídeos

Conheça o curso de Odontologia

Posted: 11 às 22:16   /   by   /   comments (6)

Odontologia ou medicina dentária é a área da saúde humana que estuda e trata o sistema estomatognático - compreende a face, pescoço e cavidade bucal, abrangendo ossos, musculatura mastigatória, articulações, dentes e tecidos. Em Portugal, a Medicina Dentária é um segmento independente, tal como no Brasil é a Odontologia. Cirurgião-Dentista é a denominação dada a estes profissionais no Brasil e em Portugal, os licenciados em Medicina Dentária designam-se Médicos Dentistas. Por saúde oral, entende-se a ausência de doença estomatológica, bem como a correcta função, estabilidade e até mesmo estética de todo o sistema estomatognático. É hoje certo e sabido que a saúde oral tem sérias implicações na saúde humana, sendo as duas indissociáveis.
A formação básica inclui disciplinas das áreas de saúde e ciências biológicas, como anatomia, patologia, fisiologia, histologia, microbiologia, imunologia e bioquímica. As matérias profissionalizantes incluem radiologia, materiais dentários, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, próteses, odontopediatria, ortodontia, dentre outras. No segundo ano o aluno começa a treinar restaurações e demais procedimentos em aulas práticas de laboratório, utilizando um manequim odontológico. A partir do terceiro ano o aluno passa a atender pacientes na clínica da faculdade. O curso dura em média 5 anos, chegando a 6 em algumas faculdades. É obrigatória a apresentação de um trabalho de conclusão de curso.

Assista ao vídeo do Diz aí do Ligado Na Facul e saiba mais sobre Odontologia:



Comentários

comentários

Comments (6)

write a comment

Comment
Name E-mail Website

  • 23 às 12:54 Andrieli Persch

    oi.. queria muito ganhar uma bolsa para fazer faculdade de odontologia.. é meu sonho!

    Reply
    • 23 às 21:12 @Prof_Orestes

      Oi Andrieli.
      Você precisa conhecer o ProUni - Programa Universidade para Todos que foi criado em 2004, pela Lei nº 11.096/2005, e tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais a estudantes de cursos de graduação e de cursos sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. As instituições que aderem ao programa recebem isenção de tributos.
      Para saber mais sobre o ProUni acesse http://siteprouni.mec.gov.br/
      Além do ProUni as universidades possuem diversas modalidades de bolsas de estudo, verifique essas possibilidades na universidade onde você deseja estudar.
      Atenciosamente
      Professor Orestes

  • 13 às 14:18 vivian

    moro em porto alegre e fiquei sabendo que apartir dos 35 anos não é preciso passar pelo vestibular é verdade ? faz quase 20 anos que terminei o segundo grau ,como posso saber mais ? a odontologia me atrai pois trabalho como tsb em consultório e me apaixonei !aguardo resposta

    Reply
    • 14 às 4:06 @Prof_Orestes

      Oi Vivian, o que acontece é que algumas universidades, oferecem cursos com ingresso por mérito (como o histórico escolar), mas a maioria das vagas são para cursos menos concorridos, o que normalmente não é o caso de odonto.
      Sugiro que você entre em contato com a universidade do seu interesse para obter informações mais específicas.
      Até mais.

  • 23 às 0:45 Ducy

    Oi . Primeiramente parabéns.
    Sou meio indecisa , decidi até pouco tempo que quero me formar em odontologia , e gostaria de saber se vc acha que tomei a atitude correta ? Mas vai demorar um pouco pois só tenho 15 anos 🙂

    Reply
    • 24 às 20:57 Orestes Alessandro

      Oi Ducy. Obrigado.
      Quanto a escolha de um curso universitário ela tem que levar em conta suas aptidões, ou seja, tem que ser algo que você goste.
      Para descobrir isso leva um certo tempo e as vezes envolve trocar de curso, antes de começar ou mesmo depois de estar na universidade, mas você é jovem e tem tempo para ter certeza de que é odonto ou descobrir que gosta de outra coisa.
      Se você está decidida que quer odonto nesse momento, mergulhe na ideia, pesquise sobre o tema, se puder faça uma visita a uma universidade, procure conversar com algum profissional da área.
      Tenho certeza que quando chegar a hora certa você saberá o que fazer.
      Bom estudo!