Mikhail Gromov recebe prêmio Abel, o 'Nobel' da matemática

Mikhail Gromov recebe prêmio Abel, o 'Nobel' da matemática

O matemático, nascido russo mas naturalizado francês, foi premiado por suas contribuições à geometria
OSLO - O russo naturalizado francês Mikhail Leonidovich Gromov recebeu, das mãos do rei Harald V da Noruega, o prêmio Abel. Assim como a Medalha Fields,o Abel é considerado uma honraria comparável ao Nobel - prêmio que, por sua vez, não celebra avanços na matemática.

Gromov, um dos matemáticos mais importantes da atualidade, é considerado o responsável por grande parte dos avanços registrados na geometria nos últimos 50 anos.

O júri premiou Gromov por suas contribuições "revolucionárias" à geometria, mas também por suas ideias gerais, "profundamente originais", que abriram também novas perspectivas em outras áreas da matemática.

O russo, de 65 anos, recebeu o prêmio e as 6 milhões de coroas norueguesas (US$ 950 mil) previsto pelo Abel.

O matemático franco-russo foi recebido horas antes em audiência pelos reis Harald e Sonia, e esta noite será o convidado principal de um banquete oferecido em sua honra pelo governo norueguês.

Gromov nasceu em Boksitogorsk (Rússia) em 1943 e estudou na Universidade de Leningrado, onde trabalhou como professor assistente entre 1967 e 1974.

Desde 1982 leciona no Instituto de Estudos Científicos Superiores de Bures-sur-Yvette, ao sul de Paris, e também é professor no Instituto Courant de Ciências Matemática da Universidade de Nova York.

Naturalizado francês em 1992, já recebeu uma série de prêmios internacionais, como o Kyoto de Ciências Básicas (2002), o Balzan (1999), o Leroy P. Steele (1997), a medalha Lobatchewski (1997) e o prêmio Wolf (1993).

O prêmio Abel é chamado assim em memória do matemático norueguês Niels Henrik Abel (1802-1829), que demonstrou que não existe uma solução genérica para equações de quinto grau. A honraria foi estabelecida pelo Parlamento norueguês em 2002, embora a instituição responsável seja a Academia de Ciências e Letras do país.

Gromov sucede no histórico do Abel o americano John Griggs Thompson e o francês Jacques Tits.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta