Exercícios do Enem: competência 2
Exercícios do Enem: competência 2
Resolva a seguir uma lista de exercícios do Enem , estas questões são da competência 2.
No Enem as competências avaliam a capacidade de uma pessoa para resolver situações-problema. São o conjunto de conhecimentos e aptidões para o desempenho das atividades da vida cotidiana. São operações mentais que levam à realização de tarefas. As competências são conquistadas por meio do desenvolvimento de habilidades.
Utilizar uma competência é associar conhecimentos e habilidades para a resolução de uma determinada situação.
Avaliando as competências o Enem verifica se os alunos conseguem utilizar os conteúdos aprendidos na vida escolar para a resolução de seus problemas usuais.
Conheça o que diz a segunda competência e suas habilidades e resolva 4 questões.
Competência 2 - Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela.
HABILIDADE 6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no espaço tridimensional e sua representação no espaço bidimensional.
6) O croqui abaixo mostra um mapa que fornece as indicações para se chegar à chácara nele indicada.
Luciana, para chegar à chácara, após fazer o retorno, deve
a) virar à direita, virar à esquerda, entrar na rua 3.
b) virar à direita, virar à esquerda, entrar na rua 4.
c) virar à esquerda, virar à direita, entrar na rua 3.
d) virar a esquerda, virar a esquerda, entrar na rua 4.
GAB B
HABILIDADE 7 - Identificar características de figuras planas ou espaciais.
7) Considere um quadrado subdividido em quadradinhos idênticos, todos de lado 1, conforme a figura. Dentro do quadrado encontram-se 4 figuras geométricas, destacadas em cinza. A razão entre a área do quadrado e a soma das áreas das 4 figuras é:
a) 3
b) 3,5
c) 4
d) 4,5
e) 5
GAB B
HABILIDADE 8 - Resolver situação-problema que envolva conhecimentos geométricos de espaço e forma.
8 ) Prevenindo-se contra o período anual de seca, um agricultor pretende construir um reservatório fechado, que acumule toda a água proveniente da chuva que cair no telhado de sua casa, ao longo de um período anual chuvoso. As ilustrações a seguir apresentam as dimensões da casa, a quantidade média mensal de chuva na região, em milímetros, e a forma do reservatório a ser construído. Sabendo que 100 milímetros de chuva equivalem ao acúmulo de 100 litros de água em uma superfície plana horizontal de um metro quadrado, a profundidade (p) do reservatório deverá medir:
a) 4m
b) 5m
c) 6m
d) 7m
e) 8m
GAB D
HABILIDADE 9 - Utilizar conhecimentos geométricos de espaço e forma na seleção de argumentos propostos como solução de problemas do cotidiano.
9) As cidades de Quito e Cingapura encontram-se próximas à linha do equador e em pontos diametralmente opostos no globo terrestre. Considerando o raio da Terra igual a 6370 km, pode-se afirmar que um avião saindo de Quito, voando em média 800 km/h, descontando as paradas de escala, chega a Cingapura em aproximadamente
a) 16 horas;
b) 20 horas;
c) 25 horas;
d) 32 horas;
e) 36 horas.
GAB C
Veja também Exercícios para o Enem: competência 1
Quais foram suas dúvidas? Qual sua opinião sobre o Enem? Deixe seu comentário ele é muito importante.
Comentários
Tags , aprovação enem, competências, cursinho online, ENEM, ensino matematica, habilidades, Lista de Exercícios, lista de exercícios do enem, matemática, o que cai no enem, questões, questoes para estudar para o enem
Posted by Orestes Alessandro on domingo, outubro 10th, 2010 at 10:10 am in ENEM
Giovana
Esses exercícios são uma ótima ajuda!
Obrigada professor! 🙂
@Prof_Orestes
Obrigado pela atenção continue visitando o VestibularSC.
Bom final de semana.
lucas
professor, nao entendi o exercicio seis aquele do mapa..
@Prof_Orestes
Imagine que é você que está dirigindo basta então decidir o que fazer para chegar na chácara, siga o sentido indicado pelas setas.
Tente ai tenho certeza que vai conseguir!
jéssica
não entendi a questão 8 =/
@Prof_Orestes
Oi Jéssica.
Verifique os comentários há dicas para esta questão lá.
Bom estudo!
Rayane
Professor, a 8 eu nao entendi e a 9 o meu resultado deu 16 horas :/ como se faz? obrigada!!
@Prof_Orestes
Na 8 é preciso fazer as conversões e notar que a superfície horizontal é de 80m² e que choveu no ano 700mm, verifique isso.
Na questão 9 o valor é aproximado mas o resultado são 25horas, note que Quito e Cingapura são opostos diametralmente, ou seja, cada um em um lado do planeta e que o trajeto a ser considerado deve ser uma curva.
Acho que isso vai ajudar!
Diogo
Prof, Eu não entendi a sete, pode me explicar?
Obrigado,
@Prof_Orestes
Oi Diogo nessa questão você precisa calcular as áreas das figuras planas representadas e do quadrado maior para fazer a razão entre os valores.
Bom estudo!
Angela Souza Costa
Professor Orestes a 6 e a 7 fui bem, mas a 8 e 9 preciso de sua ajuda, poderia me enviar a resolução? Obrigada
@Prof_Orestes
Oi nos comentários vc encontra dicas para as questões 8 e 9, se ainda não conseguir, deixe comentário com sua dúvida!
Bom estudo!
Priscila
Excelentes exercícios! Deviam ter mais prof dedicados assim!
Andreza
Oi pro td bem estou adorando praticar estes exercicios esta me ajudando muita para me preparar para o ENEM
Rômulo
Qual a relação que devo usar na questão 9?meu resultado deu aproximadamente 30 horas..sei q a distancia a ser considerada é curvilinea..
Aline
Parabéns pela sua dedicação Prof! Fico encantada e admirada pela coragem de professores como você, que apesar de todos os pesares que esse profissional sofre em nosso país, ainda se preocupa e ama a sua função: a de tornar o mundo melhor através do conhecimento. Admirável.
Nayara Cr.
Olá Orestes!
Consegui resolver a questão 8, porém gostaria de saber se fiz certo. Pode postar a resolução, por favor?
Tenho muitas dúvidas na hora de converter, fiz uma baguncinha, mas no final deu o resultado hehehe
Obrigada!
Nayara Cr.
Professor, o raio é a metade do diâmetro, certo? E o diâmetro é a metade da circunferência?
Orestes Alessandro
Oi Nayara.
A primeira parte está certa.
Mas em relação ao diâmetro, ele divide a circunferência em duas partes iguais.
Bom estudo!