Exercícios para o vestibular da UDESC

Esta é uma lista de exercícios para o vestibular da Udesc, com estes exercícios você pode praticar as resoluções, e treinar suas habilidades se tiver dúvidas use o espaço para comentários  no final deste post.

1) Uma circunferência intercepta um triângulo equilátero nos pontos médios de dois de seus lados, conforme mostra a figura , sendo que um dos vértices do triângulo é o centro da circunferência. Se o lado do triângulo mede 6 cm, a área da região destacada na figura é:

GAB


2) Se os números reais x, y e z formarem, nesta ordem, uma progressão geométrica de razão 10x, pode-se afirmar que log(xyz) é igual a:

a) log(3x) 3log(x)

b) 3x + log(3x)

c) 3x + 3log(x)

d) x³ + log(x³ )

e) x³ + log(3x)

GAB C

3) A alternativa que representa o gráfico da função f(x)= |x+1|+ 2 é:

GAB

4) Sobre um plano inclinado deverá ser construída uma escadaria.

Sabendo que cada degrau da escada deverá ter uma altura de 20 cm e que a base do plano inclinado mede 280cm, conforme mostra a Figura 1, então a escada deverá ter:

a) 10 degraus.

b) 28 degraus.

c) 14 degraus.

d) 54 degraus.

e) 16 degraus.

GAB C


5) Dividindo o polinômio p(x) por d(x) = x² + 1, encontram-se o quociente q(x) = x + 3 e o resto r(x) = -7x – 11. Então a soma de todas as soluções da equação p(x) = 0 é igual a:

GAB: -3

6) Sendo x um arco do segundo quadrante tal que senx = 3/7, o valor de tgx é:

GAB

7)As equações y – 2x = 0, y – x² = 0 e y² - x² + 1 = 0 representam no plano, respectivamente:

a) uma reta, uma hipérbole e uma parábola

b) uma parábola, uma hipérbole e uma reta

c) uma reta, uma parábola e uma elipse

d) uma elipse, uma parábola e uma hipérbole

e) uma reta, uma parábola e uma hipérbole.

GAB E

8 ) Um poupador depositou na caderneta de poupança a quantia de R$ 100 000,00, no dia primeiro de março. Sabendo que a taxa de remuneração é constante e igual a um por cento ao mês, e que o resultado final obtido é dado pela fórmula, em que P é o valor inicial depositado, i é a taxa de remuneração e t é o tempo, então o valor V, após 5 meses, é:

GAB

9)No paralelogramo ABCD, conforme mostra figura 4, o segmento CE é bissetriz do ângulo DCB. Sabendo que AE = 2 e AD = 5, então o valor do perímetro do paralelogramo ABCD é:

a) 26

b) 16

c) 20

d) 22

e) 24

GAB E


10) Um encontro científico conta com a participação de pesquisadores de três áreas, sendo eles: 7 químicos, 5 físicos e 4 matemáticos. No encerramento do encontro, o grupo decidiu formar uma comissão de dois cientistas para representá-lo em um congresso. Tendo sido estabelecido que a dupla deveria ser formada por cientistas de áreas diferentes, o total de duplas distintas que podem representar o grupo no congresso é igual a

a) 46

b) 59

c) 77

d) 83

e) 91.

GAB D


11)Dadas as afirmativas:

I. Um cubo de aresta de 3 cm tem área total igual a 54 cm2.

II. Uma pirâmide quadrangular regular com 3 cm de aresta da base e 5 cm de altura tem volume igual 18 cm3.

III. Um poliedro convexo de 3 faces triangulares e 3 faces pentagonais tem 8 vértices.

É verdadeiro o que se afirma em:

a) I apenas.

b) I e III apenas.

c) II e III apenas.

d) I e II apenas.

e) I, II e III.

GAB B


12) A soma de todas as soluções da equação , que pertencem ao intervalo , é igual a:

GAB 90°


13) O conjunto de números reais que representa a interseção entre os domínios das funções e é um intervalo:

a) aberto à direita e fechado à esquerda.

b) aberto nos dois extremos.

c) fechado nos dois extremos

d) infinito

e) aberto à esquerda e fechado à direita.

GAB E

14) Se a sequencia (x, y – 1, 7x) formar, nesta ordem, uma progressão aritmética e a sequência (y, x + 1, x – 1) formar, nesta ordem, uma progressão geométrica, então o produto entre as razões dessas progressões é igual a:

a) -12

b) 9

c) -1/3

d) 1/9

e) 2

GAB E


15) O projeto de uma casa é apresentado em forma retangular e dividido em quatro cômodos, também retangulares, conforme ilustra a Figura 3.

Sabendo que a área do banheiro (wc) é igual a 3m2 e que as áreas dos quartos 1 e 2 são, respectivamente, 9m2 e 8m2, então a área total do projeto desta casa, em metros quadrados, é igual a:

a) 24

b) 32

c) 44

d) 72

e) 56

GAB C


16) Considere a matriz com a pertencendo aos reais. O conjunto solução da inequação é:

GAB


17) Se as retas de equações x+ 2y = - 6 e 6x+ y = 8 se interceptam no centro de uma circunferência de raio unitário, a equação dessa circunferência é:

GAB


18) O movimento de um projétil, lançado para cima verticalmente, é descrito pela equação y = -40x² + 200x Onde y é a altura, em metros, atingida pelo projétil x segundos após o lançamento. A altura máxima atingida e o tempo que esse projétil permanece no ar corresponde, respectivamente, a:

a) 6,25 m, 5s

b) 250 m, 0 s

c) 250 m, 5s

d) 250 m, 200 s

e) 10.000 m , 5s

GAB C


19) Uma bola de sorvete tem 6 cm de diâmetro. Ao ingerir 20 bolas de sorvete, uma pessoa consumirá, em litros, aproximadamente:

(Obs.: Considerar que:

1) a bola de sorvete é perfeitamente esférica.

2) p = 3,14

3) o volume fundido é 50% menor que o volume da bola do sorvete)

a) 9,04

b) 0,904

c) 3,4

d) 1,13

e) 0,0113

GAB D

20) Entre 9h e 17 h, Rita faz uma consulta pela internet das mensagens de seu correio eletrônico. Se todos os instantes deste intervalo são igualmente prováveis para a consulta, a probabilidade de ela ter iniciado o acesso ao seu correio eletrônico em algum instante entre 14h35min e 15h29min é igual a

a) 10,42%.

b) 11,25%.

c) 13,35%.

d) 19,58%.

e) 23,75%.

GAB B


21) O reservatório de água, esquematizado na figura, é constituído de um cilindro de 1 m de raio e 3 m de altura e de um tronco de cone, de 2 m de altura e cujo raio da base maior é igual a 2 m. A capacidade, em litros, deste reservatório quando cheio é aproximadamente:

Considere:

a) 23,76

b) 237,6

c) 23746

d) 237460

GAB C

Deixe seu comentário ele é muito importante.

Comentários

comentários

Author: Orestes Alessandro

Eu acredito que nós somos aquilo que compartilhamos, aqui no Pense Vestibular uso minha experiência de 20 anos como professor de cursos pré-vestibular para facilitar a maneira de aprender a matemática.

Share This Post On

1 Comment

  1. muito puxado porque ja não me lembrava da maioria dessas questões

    Post a Reply

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>