Três questões sobre Geometria Espacial

Três questões sobre Geometria Espacial

Prismas, cubos, paralelepípedos, pirâmides, cones, cilindros, esferas e troncos são assuntos frequentes nas provas do Enem e também na maioria dos vestibulares, entender seus conceitos e principalmente recursos para compreender como são criadas as fórmulas ( e são muitas fórmulas) é fundamental para a resolução de questões sobre o tema.

Para assegurar um bom desempenho recomendo que você assista as aulas sobre geometria espacial na playlist a seguir e também que teste seus conhecimentos com as três questões sobre geometria espacial propostas neste artigo.

Aqui no site você encontra outros artigos sobre o assunto, confira na aba matemática do menu superior.

Boas aulas e resoluções.

1) (Ufrgs 2019)  Na figura a seguir, está representado um cubo cuja aresta tem 2cm de medida. O ponto  está localizado no centro da face

A medida do segmento é

a)√2

b)2

c)√6

d)2√3

e)3

 

2)(Fuvest 2019)  A figura mostra uma escada maciça de quatro degraus, todos eles com formato de um paralelepípedo reto‐retângulo. A base de cada degrau é um retângulo de dimensões 20cm por 50cm e a diferença de altura entre o piso e o primeiro degrau e entre os degraus consecutivos é de 10cm

Se essa escada for prolongada para ter 20 degraus, mantendo o mesmo padrão, seu volume será igual a (em m3)

a) 2,1

b) 2,3

c) 3,0

d) 4,2

e) 6,0

 

3)(Eear 2019)  Um cilindro circular reto, de altura igual a 2/3  do raio da base e de 12 \pi cm2 de área lateral, possui raio da base igual a _____  cm.

a)5

b)4

c)3

d)2

 

Confira as resoluções:

Questão 1:

Questão 2:

Questão 3:

Comentários

comentários